• Home
  • Posts RSS
  • Comments RSS
  • Edit
Blue Orange Green Pink Purple

Reflexões sobre o ensino de Comunicação Social

Este blog tem o objetivo de reunir e sistematizar as reflexões teóricas e as experiências didáticas empreendidas nos meus cinco anos de atividades como docente no curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube). Todos os artigos foram publicados entre 2004 e 2009 em revistas acadêmicas ou em anais de congressos nas áreas da Comunicação, História e Educação. Além disso, incluí também algumas experiências didáticas realizadas na web e disponibilizei os links dos meus sites pessoais, que contêm muito material utilizado em sala de aula. Alguns trabalhos foram escritos com colegas e muitos com os próprios alunos. Para acessar os textos nos bancos de dados originais basta clicar sobre os títulos na coluna da direita ->

Ensinar exige rigorosidade metódica



Um professor verdadeiramente democrático é aquele que ajuda a fortalecer a criatividade dos estudantes e aquele que não apenas tolera mas encoraja o questionamento, o debate e a crítica dos alunos ao conteúdo da matéria.
E justamente por isso, uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os estudantes a rigorosidade metódica com que eles devem se aproximar dos objetos de conhecimento.

Essa rigorosidade metódica não tem nada a ver com o discurso de transferir conhecimento. O ato de ensinar não se esgota no oferecimento superficial do conteúdo, mas ele só se realiza quando cria as condições para a aprendizagem crítica.

E essas condições exigem a presença de professores e alunos curiosos, inquietos, instigadores, criadores, humildes e persistentes.
Uma das condições para o aprendizado crítico é a consciência por parte dos alunos que a experiência do raciocínio do professor não pode ser simplesmente transferida a eles.

Porque os próprios alunos também devem vivenciar por essa experiência de construir e reconstruir o saber ao lado do professor e não submisso a ele.
E aí a gente percebe a importância do educador, que tem como tarefa não apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar. E nas palavras de Paulo Freire, a pensar certo.

É impossível se tornar um professor crítico utilizando um método mecânico, meramente memorizador, que se restringe a repetir frases em vez de desafiar os alunos a duvidar e a relacionar informações para, enfim, raciocinar em busca de conclusões.

Ou para ter consciência de que há interpretações antagônicas para o mesmo fato, até porque, o conhecimento ainda é um processo em transformação.
Paulo Freire critica aquele tipo de intelectual memorizador, que lê horas a fio, mas que se mantém domesticado a ponto de perder a coragem de arriscar.
Aquele que consegue repetir o que leu com precisão, mas que raramente formula uma interpretação pessoal.

Aquele que não estabelece nenhuma relação entre o que leu e o que vem ocorrendo no seu país, na sua cidade e no seu bairro.

Aquele que fala bonito de dialética, mas pensa de forma mecânica, unilateral e maniqueísta.

Para Paulo Freire, esse tipo de intelectual simplesmente pensa errado.
É como se os livros que ele leu não tivessem nada a ver com a realidade.
A realidade desse intelectual memorizador é a mesma realidade distorcida daquele modelo escolar que dá as costas ao mundo e acaba idealizando o que não vê. Para o bem ou para o mal.

A leitura crítica não é a mesma coisa que comprar mercadoria por atacado. Ler vinte, trinta livros.

Para Paulo Freire, a leitura verdadeira é aquela que compromete a inteligência e a sensibilidade ao ponto de o leitor interferir no texto, pensar junto com o autor, duvidar, reler, lutar com o texto e vencer junto com ele.
Eu sou o sujeito da compreensão do livro que leio.

Em uma leitura crítica, o que extraímos da nossa experiência com o livro não é só o produto da inteligência exclusiva do autor. O conhecimento gerado pela leitura está na relação entre as minhas curiosidades e a minha inteligência com a engenhosidade do autor.

Por isso é que, sendo uma relação, a dinâmica ensino-aprendizagem exige um exercício para que a gente aprenda a ensinar a pensar.

E uma das condições necessárias a pensar certo é não estarmos demasiado certos de nossas certezas.

Por isso que o ato de pensar verdadeiramente comprometido com a busca do conhecimento é incompatível com a arrogância de quem já se acha dono da verdade.

É preciso ficar evidente na fala do professor que assim como nós, seres humanos, que nos transformamos permanentemente condicionados pela história, os conhecimentos também se transformam com o tempo. Não há conhecimento estático e definitivo.

É assim que a ciência caminha. Qualquer noção cientificamente comprovada em um determinado período um dia vai se tornar um conhecimento ultrapassado devido às novas descobertas ou invenções nos vários campos do conhecimento.

Por isso Paulo Freire observa que é tão fundamental conhecer os saberes existentes quanto saber que estamos abertos à produção de conhecimento ainda não existente.

Ensinar, aprender e pesquisar lidam com esses dois momentos do ciclo do conhecimento: aquele em que se ensina e se aprende o conhecimento já existente; e aquele em que se formula um conhecimento novo.


É por isso que, na pedagogia da autonomia, ensinar exige também a formação para a pesquisa.
Read More 0 comentários | Postado por Andre edit post

0 comentários



Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

  • Autor
      Prof. André Azevedo da Fonseca
  • Um canal de Ciências Humanas

    Ligações

    • Universidade Estadual de Londrina

    Produção jornalística

    • Portfólio digital (André Azevedo da Fonseca)
    • Cotidianos culturais e outras histórias (Uniube, 2004)
    • Água de uma fonte só - capítulo de: Formação e informação ambiental (Summus, 2004)
    • Blog com textos e relatos de experiências acadêmicas
    • Blog com artigos sobre História de Uberaba
    • Currículo Lattes (André Azevedo da Fonseca)

    Reflexões didático-pedagógicas

    • O uso do fanzine como estímulo à produção de texto jornalístico (FNPJ, 2009)
    • A fotonovela como instrumento pedagógico (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Perfil de um maldito: uma reportagem sobre o jornalista banido da história de Uberaba (MG) (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Por uma crônica abusada (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Diálogos e conflitos entre fotografia artística e o fotojornalismo (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Programa Vira-Lata: a sátira do sensacionalismo no exercício laboratorial de radiojornalismo (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Uma pauta experimental para um jornal-laboratório (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Webfolio: central de blogs acadêmicos (Expocom/Intercom, 2008)
    • Revelação: jornal-laboratório do curso de Comunicação Social da Uniube (Expocom/Intercom, 2008)
    • Queen of rain: rainha da chuva (reflexão sobre filme de animação) (Expocom/Intercom, 2008)
    • A caricatura de Rafa, personagem de Malhação: o humor através do exagero (Expocom/Intercom, 2007)
    • Aruanda: o ritual sagrado (reflexão sobre vídeo-documentário) (Expocom/Intercom, 2007)
    • Sinais: o aprendizado da diferença (reflexão sobre vídeo-minuto) (Expocom/Intercom, 2007)
    • Lula e Bush em busca do ponto G na relação entre Brasil e E.U.A. (reflexão sobre charge) (Expocom/Intercom, 2007)
    • Portal Mário Palmério (Expocom Sudeste/Intercom, 2007)
    • O uso do diário virtual (blog) como portfólio digital: uma proposta de avaliação (Intercom, 2006)
    • Jornalismo para a transformação: a pedagogia de Paulo Freire aplicada às Diretrizes Curriculares de Comunicação Social (Intercom 2005)
    • Projeto Memorial Mário Palmério: uma estratégia de articulação entre organização de arquivo e pesquisa bibliográfica (Intercom, 2005)
    • O "método" Paulo Freire no ensino de Jornalismo (FNPJ - 2005)
    • Grupo de Estudo em Comunicação e Imaginários Sociais

    Produção de conteúdo para as disciplinas

    • As rapsódias da vida comum (UFTM, 2009)
    • A encenação do prestígio: o papel dos elogios circulares da legitimação e exclusão de grupos sociais no interior mineiro (1940) (Anpuh, 2008)
    • América Latina no século 21 (resenha) - História Revista (UFG, 2008)
    • Origens do desenvolvimento nacional - (resenha) Revista Tempo/UFF, 2008)
    • A imaginação no poder: o teatro da política na encenação da legitimidade (Contracampo/UFF, 2007)
    • Copyleft: a utopia da pane no sistema (Eptic, 2007)
    • Mário Palmério e as lutas de representações da campanha eleitoral de 1950 no Triângulo Mineiro (Anpuh, 2006)
    • Fato, trama e narrativa: um diálogo entre o jornalismo e a historiografia (Intercom, 2006)
    • IX Celacom: o ideário de Mario Kaplún sobrevive nas utopias e realidades latino-americanas (Sumário da Revista Comunicação e Sociedade - 2005)
    • Água de uma fonte só: a magnitude do problema em uma experiência concreta (Summus, 2004)
    • Cotidianos culturais e outras histórias: a cidade sob novos olhares (Uniube, 2004)

    Projetos e experiências didáticas na web

    • Portal da Comunicação
    • Webfólio: portfólio digital dos alunos
    • Grupo de Estudo em Comunicação e Imaginários Sociais (Imagicom)
    • Uniube Jornalimo
    • Blog da disciplina "Redação Jornalística"
    • Avaliação através de vídeos no YouTube
    • Seminários de disciplina através de vídeos no Youtube
    • Canal do Festival do Minuto da Uniube no Youtube

    Participação em sites e blogs

    • Grupo de Estudo em Comunicação e Imaginários Sociais
    • Blog da Publicidade e Propaganda da Uniube
    • Prêmios em Comunicação
    • Encontro das Licenciaturas da Uniube
    • Revelação On Line
    • Arquivo Público de Uberaba
    • Uberaba em fotografias
    • Revista Destaque In
    • Overmundo
    • Comunicação e Cultura Política

    Prêmios

    • (2009) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Áreas Emergentes / Fotonovela (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2008) 1º Lugar no 15º prêmio Expocom - Categoria Áreas Emergentes / Digital (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2008) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Áreas Emergentes / Digital (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Produção Editorial e Cultural / Caricatura (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Jornalismo / Vídeo-reportagem (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 2º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Cinema e Vídeo / Vídeo-minuto (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 2º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Produção Editorial e Cultural / Charge (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Produção Editorial e Cultural / Caricatura (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Produção Editorial e Cultural / Charge (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Jornalismo / Vídeo-reportagem (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Cinema e Vídeo / Vídeo-minuto (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2006) Mención de Honor - Comunicación y Cidadania / Cine y Video (Docente guia), Expocomsur.
    • (2006) 3º Lugar no 13º Prêmio Expocom - modalidade Cinema e Vídeo / categoria Desenho Animado (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2006) Menção Honrosa no 13º Prêmio Expocom - modalidade Jornalismo / categoria Revista Digital (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2005) 2º lugar no 12º Prêmio Expocom - Categoria Cinema e Vídeo / Vídeo-Minuto (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdiciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2005) Menção Honrosa no 12º Prêmio Expocom - mod. Humor Gráfico / cat. História em Quadrinhos (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2005) 1º lugar no 12º Prêmio Expocom - categoria Comunicação e Cidadania / Cinema e Vídeo (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2004) 1º Lugar no Prêmio Escritor Universitário "Alceu Amoroso Lima (Tristão de Ataíde)", Academia Brasileira de Letras (ABL) e Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).
    • (2004) 3º lugar na categoria Crônica no Concurso Literário de Poesias e Crônicas, Faculdade Maria Augusta (FMA) e Fundação Cultural de Jacarehy (SP).
    • (2003) Prêmio Set Universitário - Categoria Crônica, Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
    • (2003) Prêmio Set Universitário - Categoria Artigo, Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
    • (2003) 3º Lugar no 10º Prêmio Expocom - Categoria Humor Gráfico / História em Quadrinhos, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2002) Prêmio Set Universitário - Categoria Crônica, Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
    • (2002) Prêmio Set Universitário - Categoria Artigo, Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
    • (2002) Menção Especial no 9º Prêmio Expocom - Categoria Estímulo à Cidadania / Jornalismo, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
  • Search






    • Home
    • Posts RSS
    • Comments RSS
    • Edit

    © Copyright Reflexões sobre o ensino de Comunicação Social. All rights reserved.
    Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
    brought to you by Smashing Magazine

    Back to Top