• Home
  • Posts RSS
  • Comments RSS
  • Edit
Blue Orange Green Pink Purple

Reflexões sobre o ensino de Comunicação Social

Este blog tem o objetivo de reunir e sistematizar as reflexões teóricas e as experiências didáticas empreendidas nos meus cinco anos de atividades como docente no curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube). Todos os artigos foram publicados entre 2004 e 2009 em revistas acadêmicas ou em anais de congressos nas áreas da Comunicação, História e Educação. Além disso, incluí também algumas experiências didáticas realizadas na web e disponibilizei os links dos meus sites pessoais, que contêm muito material utilizado em sala de aula. Alguns trabalhos foram escritos com colegas e muitos com os próprios alunos. Para acessar os textos nos bancos de dados originais basta clicar sobre os títulos na coluna da direita ->
undefined undefined

Ensinar exige criticidade



Para Paulo Freire, quando a gente analisa a diferença entre a ingenuidade e a criticidade, entre os saberes da experiência cotidiana e os conhecimentos científicos, a gente observa que o que ocorre não é uma ruptura entre essas duas formas de conhecimento. Mas uma superação.

Isso ocorre na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, se torna mais e mais crítica através da educação.


E ao se tornar uma curiosidade epistemológica – ou seja, capaz de refletir sobre a natureza, as etapas e os limites do conhecimento – essa curiosidade se torna rigorosa em termos metodológicos e conquista as condições para uma compreensão mais ampla da realidade.

Aquela curiosidade ingênua, associada ao senso comum, é a mesma curiosidade que, quando se torna epistemológica, aprende a se aproximar dos conhecimentos a partir de um método crítico. É uma mudança de qualidade, mas não de essência.

Quando a gente entende curiosidade como aquela abertura para se surpreender diante as diferenças entre o que a gente já sabe e o que gente pode aprender, a gente observa que a curiosidade de trabalhadores rurais, por exemplo, tem a mesma natureza daquela curiosidade que faz com que cientistas e acadêmicos se entusiasmem ao decifrar o mundo.

A diferença é que cientistas superam o senso comum ao incluir métodos mais críticos na sua curiosidade.
Aquela vontade irresistível de entender o mundo, de descobrir as coisas e compreender o que nos cerca é um sentimento vital que desenvolvemos desde a infância.

Não haveria criatividade sem aquela curiosidade que nos põe inquietos diante tantas dúvidas sobre esse mundo que encontramos pronto, mas que, por estar em transformação, precisa da nossa participação.
O mundo precisa da nossa curiosidade.

Como somos sujeitos históricos, a nossa curiosidade também é historicamente construída e reconstruída. Mas a questão é que a promoção da ingenuidade para a criticidade não é um processo automático.
Por isso, uma das tarefas fundamentais da prática educativa é o desenvolvimento da curiosidade crítica, aquela que se aproxima do conhecimento sem se submeter a ele.

Que não aceita aquele discurso autoritário do é assim porque eu digo, é assim porque eu mando, e que se dispõe a pesquisar, a relacionar e a refletir sobre o que aprendeu com liberdade e autonomia intelectual.
É aquela curiosidade com que podemos nos imunizar contra os irracionalismos decorrentes de preconceitos, de dogmatismos e de fundamentalismos, por um lado, mas que, paradoxalmente, podem ter origem também no excesso de racionalidade das sociedades tecnológicas.

Agora, Paulo Freire deixa claro que essa crítica não implica em uma rejeição automática à tecnologia e à ciência. Pelo contrário: essa é uma consideração de quem, por um lado, não sacraliza a tecnologia, mas por outro lado, não a demoniza também.

Quando um sujeito se aproxima de um conhecimento novo, mas se mantém prisioneiro dos saberes solidificados na sua imaginação, ele aprisiona também a sua curiosidade e se torna incapaz de aprender.

Por tudo isso o aprendizado só pode ser crítico quando o ponto de partida é a curiosidade.

Vídeo anterior https://goo.gl/HupoGD
Confira a série completa https://goo.gl/W5unlg
Curta a página no Facebook https://www.facebook.com/pedagogiaautonomia
Read More 0 comentários | Postado por Andre edit post

0 comentários



Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

  • Autor
      Prof. André Azevedo da Fonseca
  • Um canal de Ciências Humanas

    Ligações

    • Universidade Estadual de Londrina

    Produção jornalística

    • Portfólio digital (André Azevedo da Fonseca)
    • Cotidianos culturais e outras histórias (Uniube, 2004)
    • Água de uma fonte só - capítulo de: Formação e informação ambiental (Summus, 2004)
    • Blog com textos e relatos de experiências acadêmicas
    • Blog com artigos sobre História de Uberaba
    • Currículo Lattes (André Azevedo da Fonseca)

    Reflexões didático-pedagógicas

    • O uso do fanzine como estímulo à produção de texto jornalístico (FNPJ, 2009)
    • A fotonovela como instrumento pedagógico (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Perfil de um maldito: uma reportagem sobre o jornalista banido da história de Uberaba (MG) (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Por uma crônica abusada (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Diálogos e conflitos entre fotografia artística e o fotojornalismo (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Programa Vira-Lata: a sátira do sensacionalismo no exercício laboratorial de radiojornalismo (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Uma pauta experimental para um jornal-laboratório (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Webfolio: central de blogs acadêmicos (Expocom/Intercom, 2008)
    • Revelação: jornal-laboratório do curso de Comunicação Social da Uniube (Expocom/Intercom, 2008)
    • Queen of rain: rainha da chuva (reflexão sobre filme de animação) (Expocom/Intercom, 2008)
    • A caricatura de Rafa, personagem de Malhação: o humor através do exagero (Expocom/Intercom, 2007)
    • Aruanda: o ritual sagrado (reflexão sobre vídeo-documentário) (Expocom/Intercom, 2007)
    • Sinais: o aprendizado da diferença (reflexão sobre vídeo-minuto) (Expocom/Intercom, 2007)
    • Lula e Bush em busca do ponto G na relação entre Brasil e E.U.A. (reflexão sobre charge) (Expocom/Intercom, 2007)
    • Portal Mário Palmério (Expocom Sudeste/Intercom, 2007)
    • O uso do diário virtual (blog) como portfólio digital: uma proposta de avaliação (Intercom, 2006)
    • Jornalismo para a transformação: a pedagogia de Paulo Freire aplicada às Diretrizes Curriculares de Comunicação Social (Intercom 2005)
    • Projeto Memorial Mário Palmério: uma estratégia de articulação entre organização de arquivo e pesquisa bibliográfica (Intercom, 2005)
    • O "método" Paulo Freire no ensino de Jornalismo (FNPJ - 2005)
    • Grupo de Estudo em Comunicação e Imaginários Sociais

    Produção de conteúdo para as disciplinas

    • As rapsódias da vida comum (UFTM, 2009)
    • A encenação do prestígio: o papel dos elogios circulares da legitimação e exclusão de grupos sociais no interior mineiro (1940) (Anpuh, 2008)
    • América Latina no século 21 (resenha) - História Revista (UFG, 2008)
    • Origens do desenvolvimento nacional - (resenha) Revista Tempo/UFF, 2008)
    • A imaginação no poder: o teatro da política na encenação da legitimidade (Contracampo/UFF, 2007)
    • Copyleft: a utopia da pane no sistema (Eptic, 2007)
    • Mário Palmério e as lutas de representações da campanha eleitoral de 1950 no Triângulo Mineiro (Anpuh, 2006)
    • Fato, trama e narrativa: um diálogo entre o jornalismo e a historiografia (Intercom, 2006)
    • IX Celacom: o ideário de Mario Kaplún sobrevive nas utopias e realidades latino-americanas (Sumário da Revista Comunicação e Sociedade - 2005)
    • Água de uma fonte só: a magnitude do problema em uma experiência concreta (Summus, 2004)
    • Cotidianos culturais e outras histórias: a cidade sob novos olhares (Uniube, 2004)

    Projetos e experiências didáticas na web

    • Portal da Comunicação
    • Webfólio: portfólio digital dos alunos
    • Grupo de Estudo em Comunicação e Imaginários Sociais (Imagicom)
    • Uniube Jornalimo
    • Blog da disciplina "Redação Jornalística"
    • Avaliação através de vídeos no YouTube
    • Seminários de disciplina através de vídeos no Youtube
    • Canal do Festival do Minuto da Uniube no Youtube

    Participação em sites e blogs

    • Grupo de Estudo em Comunicação e Imaginários Sociais
    • Blog da Publicidade e Propaganda da Uniube
    • Prêmios em Comunicação
    • Encontro das Licenciaturas da Uniube
    • Revelação On Line
    • Arquivo Público de Uberaba
    • Uberaba em fotografias
    • Revista Destaque In
    • Overmundo
    • Comunicação e Cultura Política

    Prêmios

    • (2009) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Áreas Emergentes / Fotonovela (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2008) 1º Lugar no 15º prêmio Expocom - Categoria Áreas Emergentes / Digital (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2008) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Áreas Emergentes / Digital (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Produção Editorial e Cultural / Caricatura (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Jornalismo / Vídeo-reportagem (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 2º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Cinema e Vídeo / Vídeo-minuto (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 2º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Produção Editorial e Cultural / Charge (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Produção Editorial e Cultural / Caricatura (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Produção Editorial e Cultural / Charge (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Jornalismo / Vídeo-reportagem (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Cinema e Vídeo / Vídeo-minuto (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2006) Mención de Honor - Comunicación y Cidadania / Cine y Video (Docente guia), Expocomsur.
    • (2006) 3º Lugar no 13º Prêmio Expocom - modalidade Cinema e Vídeo / categoria Desenho Animado (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2006) Menção Honrosa no 13º Prêmio Expocom - modalidade Jornalismo / categoria Revista Digital (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2005) 2º lugar no 12º Prêmio Expocom - Categoria Cinema e Vídeo / Vídeo-Minuto (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdiciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2005) Menção Honrosa no 12º Prêmio Expocom - mod. Humor Gráfico / cat. História em Quadrinhos (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2005) 1º lugar no 12º Prêmio Expocom - categoria Comunicação e Cidadania / Cinema e Vídeo (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2004) 1º Lugar no Prêmio Escritor Universitário "Alceu Amoroso Lima (Tristão de Ataíde)", Academia Brasileira de Letras (ABL) e Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).
    • (2004) 3º lugar na categoria Crônica no Concurso Literário de Poesias e Crônicas, Faculdade Maria Augusta (FMA) e Fundação Cultural de Jacarehy (SP).
    • (2003) Prêmio Set Universitário - Categoria Crônica, Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
    • (2003) Prêmio Set Universitário - Categoria Artigo, Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
    • (2003) 3º Lugar no 10º Prêmio Expocom - Categoria Humor Gráfico / História em Quadrinhos, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2002) Prêmio Set Universitário - Categoria Crônica, Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
    • (2002) Prêmio Set Universitário - Categoria Artigo, Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
    • (2002) Menção Especial no 9º Prêmio Expocom - Categoria Estímulo à Cidadania / Jornalismo, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
  • Search






    • Home
    • Posts RSS
    • Comments RSS
    • Edit

    © Copyright Reflexões sobre o ensino de Comunicação Social. All rights reserved.
    Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
    brought to you by Smashing Magazine

    Back to Top