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Reflexões sobre o ensino de Comunicação Social

Este blog tem o objetivo de reunir e sistematizar as reflexões teóricas e as experiências didáticas empreendidas nos meus cinco anos de atividades como docente no curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube). Todos os artigos foram publicados entre 2004 e 2009 em revistas acadêmicas ou em anais de congressos nas áreas da Comunicação, História e Educação. Além disso, incluí também algumas experiências didáticas realizadas na web e disponibilizei os links dos meus sites pessoais, que contêm muito material utilizado em sala de aula. Alguns trabalhos foram escritos com colegas e muitos com os próprios alunos. Para acessar os textos nos bancos de dados originais basta clicar sobre os títulos na coluna da direita ->

Ensinar exige estética e ética



A necessária superação da ingenuidade e a conquista da criticidade devem ser necessariamente realizadas ao lado de uma rigorosa formação ética. Não é humanista uma formação que promove sujeitos críticos, porém, cínicos. 

E ao lado da ética, Paulo Freire, argumenta que a educação não pode deixar de lado o caráter estético do aprendizado. Nas suas palavras, é a decência e a boniteza de mãos dadas.


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Paulo Freire defende que a prática educativa deve ser um testemunho rigoroso de decência e pureza – lembrando que a gente não deve confundir o conceito de pureza com puritanismo, entre aquele empenhado para cultivar os valores da sinceridade, da integridade e da honestidade; e aquele outro que prefere dedicar a sua vida para apontar defeitos nos outros.

E além disso, a rigidez moralista do puritanismo não oferece a oportunidade para o sujeito exercitar a sua relação ética com o mundo. Porque uma coisa é deixar de fazer o mal porque é proibido; outra coisa é escolher fazer o bem, mesmo sabendo que é possível fazer o mal.

Mulheres e homens, seres históricos, culturais e sociais, só podemos nos tornar éticos quando temos a liberdade de aprender, de comparar, de escolher, de decidir, de aceitar ou de recusar.

E essa liberdade de escolher é essencial porque, mais uma vez, seres humanos não estão prontos, acabados. A condição humana ainda é um processo. Ninguém tem a resposta definitiva para nada, porque os conhecimentos ainda estão sendo contruídos e a humanidade ainda está aprendendo sobre si mesma.

Por isso que petrificar os saberes e impedir a liberdade de pensamento é uma ação desumanizadora, no sentido que interrompe o movimento de nossa compreensão sobre as transformações que ocorrem permanentemente na humanidade.

Justamente porque a liberdade é uma condição indispensável para a educação, essa liberdade não pode jamais estar dissociada da ética.

“E é por isso que transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador.”

Formador nesse sentido amplo de uma humanidade que ainda está aprendendo a se descobrir, que ainda está inventando o mundo.

O ensino dos conteúdos não pode estar dissociado dessa formação humana, que para Paulo Freire inclui a formação moral e a formação ética dos alunos.

E é por isso também que sacralizar determinados saberes e demonizar outros é uma forma altamente negativa e perigosa de pensar errado. De testemunhar um maniqueísmo aos alunos, como se o professor e a escola fossem o guardiões da verdade.

Pensar certo exige profundidade, exige a compreensão de que a realidade é complexa e que todas as ideias comportam também as suas próprias contradições.

Pensar certo exige que professores e estudantes estejam disponíveis para revisar os próprios conceitos e reconhecer não apenas a possibilidade de mudar de ideia, mas o direito de fazê-lo.

Agora, é claro que não há como pensar certo sem ética. Se mudar de ideia é uma possibilidade e um direito, cabe a quem muda assumir a mudança.

Do ponto de vista da ética, não é possível mudar e fazer de conta que não mudou. Todo pensar certo é radicalmente coerente.

E em termos estéticos, a gente não pode deixar de considerar os aspectos subjetivos na relação entre professores e alunos. A própria ruptura criativa da educação passiva para uma formação crítica exige que todos exercitem novas percepções sobre o mundo.

O professor precisa conhecer os recursos expressivos para estimular a atenção crítica dos alunos e criar um ambiente favorável para o florescimento da curiosidade.

A própria variedade das expressões vocais do professor, afirmações, perguntas, pausas retóricas, humores, e também as expressões faciais e corporais são recursos estéticos indispensáveis para a aprendizagem.

A desatenção dos alunos ou mesmo a apatia e muitas vezes a indisciplina estão frequentemente relacionadas a uma autossabotagem do professor que, às vezes sem perceber, demonstra para os alunos, através de sua expressão facial, a sua antipatia, a sua descrença ou mesmo o seu esgotamento diante da turma.

A linguagem não-verbal diz muito daquilo que a palavra tenta esconder.

Por isso, não deveria ser surpreendente observar a resistência e às vezes a agressividade dos alunos contra um sujeito que fala de educação, mas que visivelmente expressa no rosto uma antipatia hostil a eles.

Por isso, é indispensável que as palavras sejam incorporadas no próprio exemplo do professor.
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    • (2009) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Áreas Emergentes / Fotonovela (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2008) 1º Lugar no 15º prêmio Expocom - Categoria Áreas Emergentes / Digital (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2008) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Áreas Emergentes / Digital (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Produção Editorial e Cultural / Caricatura (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Jornalismo / Vídeo-reportagem (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 2º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Cinema e Vídeo / Vídeo-minuto (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 2º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Produção Editorial e Cultural / Charge (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Produção Editorial e Cultural / Caricatura (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Produção Editorial e Cultural / Charge (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Jornalismo / Vídeo-reportagem (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Cinema e Vídeo / Vídeo-minuto (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2006) Mención de Honor - Comunicación y Cidadania / Cine y Video (Docente guia), Expocomsur.
    • (2006) 3º Lugar no 13º Prêmio Expocom - modalidade Cinema e Vídeo / categoria Desenho Animado (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2006) Menção Honrosa no 13º Prêmio Expocom - modalidade Jornalismo / categoria Revista Digital (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2005) 2º lugar no 12º Prêmio Expocom - Categoria Cinema e Vídeo / Vídeo-Minuto (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdiciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2005) Menção Honrosa no 12º Prêmio Expocom - mod. Humor Gráfico / cat. História em Quadrinhos (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2005) 1º lugar no 12º Prêmio Expocom - categoria Comunicação e Cidadania / Cinema e Vídeo (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2004) 1º Lugar no Prêmio Escritor Universitário "Alceu Amoroso Lima (Tristão de Ataíde)", Academia Brasileira de Letras (ABL) e Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).
    • (2004) 3º lugar na categoria Crônica no Concurso Literário de Poesias e Crônicas, Faculdade Maria Augusta (FMA) e Fundação Cultural de Jacarehy (SP).
    • (2003) Prêmio Set Universitário - Categoria Crônica, Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
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    • (2002) Prêmio Set Universitário - Categoria Crônica, Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
    • (2002) Prêmio Set Universitário - Categoria Artigo, Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
    • (2002) Menção Especial no 9º Prêmio Expocom - Categoria Estímulo à Cidadania / Jornalismo, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
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