• Home
  • Posts RSS
  • Comments RSS
  • Edit
Blue Orange Green Pink Purple

Reflexões sobre o ensino de Comunicação Social

Este blog tem o objetivo de reunir e sistematizar as reflexões teóricas e as experiências didáticas empreendidas nos meus cinco anos de atividades como docente no curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube). Todos os artigos foram publicados entre 2004 e 2009 em revistas acadêmicas ou em anais de congressos nas áreas da Comunicação, História e Educação. Além disso, incluí também algumas experiências didáticas realizadas na web e disponibilizei os links dos meus sites pessoais, que contêm muito material utilizado em sala de aula. Alguns trabalhos foram escritos com colegas e muitos com os próprios alunos. Para acessar os textos nos bancos de dados originais basta clicar sobre os títulos na coluna da direita ->

Ensinar exige exemplo



Ensinar exige exemplo


Não se cria um ambiente de aprendizagem verdadeiro quando o professor é daqueles que diz: “faça o que digo, mas não faça o que eu faço.” Ou pior: “faça o que eu mando, mas não o que eu faço”.

O educador consciente sabe perfeitamente bem que quando as suas palavras não são correspondidas pelo seu exemplo, os alunos percebem e passam a desconfiar do que ele ensina. Porque tudo o que ele diz fica simplesmente desacreditado.

Não é possível educar quando todo aquele discurso bonito, em vez de fundamentar a ação, procura maquiar e esconder a prática. Como diz Paulo Freire, pensar certo é fazer certo.


Alunos percebem com muita clareza quando o professor é incoerente, contraditório ou quando simplesmente não acredita muito naquilo que ele mesmo diz.

Eles percebem quando o professor não está muito convicto do sentido de cobrar a memorização de determinado conteúdo da disciplina.

Eles notam quando o professor está cansado e passa a reproduzir mecanicamente uma explicação que está no livro didático, sem se importar se a turma está compreendendo ou não.

Sabe aquela história do professor que finge que ensina e os alunos fingem que aprendem?


Eles percebem também quando um professor diz que é justo e democrático, mas impõe o seu poder de forma arbitrária e autoritária.

O que podem pensar alunos sérios, questiona Paulo Freire, de um professor que no semestre passado explicava a importância das lutas pela autonomia das classes populares, e que hoje ridiculariza e estigmatiza essas mesmas lutas na sociedade contemporânea, mesmo dizendo que é um professor progressista?

O que eles podem pensar de uma professora, que às vezes até se diz de esquerda, que ontem explicava a importância das mobilizações da classe trabalhadora, e que hoje, instrui os alunos a se conformar com as regras do mercado, a se resignar com seu papel de mão-de-obra subalterna e a aceitar aquele treinamento técnico que vai torná-lo um trabalhador restrito e submisso?

Não há como ensinar se o seu próprio exemplo não é uma confirmação viva do que você ensina. Quando a prática do professor contradiz o seu discurso, não se cria aquele vínculo de confiança e de credibilidade indispensável para a aprendizagem.

Não é possível ser um professor crítico e democrático se diante o questionamento dos alunos o professor encerra a discussão dizendo: sabe com quem está falando?


A atmosfera de aprendizagem exige uma relação de confiança para que todos se sintam confortáveis e encorajados para exercitar a sua argumentação. O professor precisa criar um ambiente em que as discordâncias entre os oponentes apareçam sem que eles confundam antagonismo com agressividade.

O próprio Paulo Freire é vítima dessa raiva desmedida de pessoas que, talvez por terem sofrido uma educação autoritária, não aprenderam a expressar a sua discordância com naturalidade, não tiveram a oportunidade de exercitar a argumentação no campo das ideias.

E por terem sido assim, mal educadas, não conseguem distinguir uma crítica de uma ofensa. Confundem antagonista com inimigo. Tem ódio de quem interpreta diferente. Acha que todos aqueles que não concordam com ele estão errados.

O professor precisa dar o exemplo para que a turma se sinta à vontade para discordar, para expor seus argumentos e para admitir a possibilidade e o direito de mudar de ideia, sem que ninguém se sinta menosprezado, humilhado ou tenha raiva um do outro.

Alunos devem ser na verdade encorajados a pensar fora da caixa e experimentar. E se errar, aprender com o erro. Sem drama, sem medo. Porque para construir conhecimento, para pesquisar e para inovar é indispensável aprender a lidar com o risco.

A série Pedagogia da Autonomia apresenta didaticamente cada um dos capítulos e subcapítulos do livro de Paulo Freire. Para acompanhar os vídeos, inscreva-se no meu canal no YouTube ou favorite o meu blog no Brasil Post para receber as notificações.

Confira a lista completa dos vídeos sobre Paulo Freire
Read More 0 comentários | Postado por Andre edit post

0 comentários



Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

  • Autor
      Prof. André Azevedo da Fonseca
  • Um canal de Ciências Humanas

    Ligações

    • Universidade Estadual de Londrina

    Produção jornalística

    • Portfólio digital (André Azevedo da Fonseca)
    • Cotidianos culturais e outras histórias (Uniube, 2004)
    • Água de uma fonte só - capítulo de: Formação e informação ambiental (Summus, 2004)
    • Blog com textos e relatos de experiências acadêmicas
    • Blog com artigos sobre História de Uberaba
    • Currículo Lattes (André Azevedo da Fonseca)

    Reflexões didático-pedagógicas

    • O uso do fanzine como estímulo à produção de texto jornalístico (FNPJ, 2009)
    • A fotonovela como instrumento pedagógico (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Perfil de um maldito: uma reportagem sobre o jornalista banido da história de Uberaba (MG) (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Por uma crônica abusada (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Diálogos e conflitos entre fotografia artística e o fotojornalismo (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Programa Vira-Lata: a sátira do sensacionalismo no exercício laboratorial de radiojornalismo (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Uma pauta experimental para um jornal-laboratório (Expocom Sudeste/Intercom, 2009)
    • Webfolio: central de blogs acadêmicos (Expocom/Intercom, 2008)
    • Revelação: jornal-laboratório do curso de Comunicação Social da Uniube (Expocom/Intercom, 2008)
    • Queen of rain: rainha da chuva (reflexão sobre filme de animação) (Expocom/Intercom, 2008)
    • A caricatura de Rafa, personagem de Malhação: o humor através do exagero (Expocom/Intercom, 2007)
    • Aruanda: o ritual sagrado (reflexão sobre vídeo-documentário) (Expocom/Intercom, 2007)
    • Sinais: o aprendizado da diferença (reflexão sobre vídeo-minuto) (Expocom/Intercom, 2007)
    • Lula e Bush em busca do ponto G na relação entre Brasil e E.U.A. (reflexão sobre charge) (Expocom/Intercom, 2007)
    • Portal Mário Palmério (Expocom Sudeste/Intercom, 2007)
    • O uso do diário virtual (blog) como portfólio digital: uma proposta de avaliação (Intercom, 2006)
    • Jornalismo para a transformação: a pedagogia de Paulo Freire aplicada às Diretrizes Curriculares de Comunicação Social (Intercom 2005)
    • Projeto Memorial Mário Palmério: uma estratégia de articulação entre organização de arquivo e pesquisa bibliográfica (Intercom, 2005)
    • O "método" Paulo Freire no ensino de Jornalismo (FNPJ - 2005)
    • Grupo de Estudo em Comunicação e Imaginários Sociais

    Produção de conteúdo para as disciplinas

    • As rapsódias da vida comum (UFTM, 2009)
    • A encenação do prestígio: o papel dos elogios circulares da legitimação e exclusão de grupos sociais no interior mineiro (1940) (Anpuh, 2008)
    • América Latina no século 21 (resenha) - História Revista (UFG, 2008)
    • Origens do desenvolvimento nacional - (resenha) Revista Tempo/UFF, 2008)
    • A imaginação no poder: o teatro da política na encenação da legitimidade (Contracampo/UFF, 2007)
    • Copyleft: a utopia da pane no sistema (Eptic, 2007)
    • Mário Palmério e as lutas de representações da campanha eleitoral de 1950 no Triângulo Mineiro (Anpuh, 2006)
    • Fato, trama e narrativa: um diálogo entre o jornalismo e a historiografia (Intercom, 2006)
    • IX Celacom: o ideário de Mario Kaplún sobrevive nas utopias e realidades latino-americanas (Sumário da Revista Comunicação e Sociedade - 2005)
    • Água de uma fonte só: a magnitude do problema em uma experiência concreta (Summus, 2004)
    • Cotidianos culturais e outras histórias: a cidade sob novos olhares (Uniube, 2004)

    Projetos e experiências didáticas na web

    • Portal da Comunicação
    • Webfólio: portfólio digital dos alunos
    • Grupo de Estudo em Comunicação e Imaginários Sociais (Imagicom)
    • Uniube Jornalimo
    • Blog da disciplina "Redação Jornalística"
    • Avaliação através de vídeos no YouTube
    • Seminários de disciplina através de vídeos no Youtube
    • Canal do Festival do Minuto da Uniube no Youtube

    Participação em sites e blogs

    • Grupo de Estudo em Comunicação e Imaginários Sociais
    • Blog da Publicidade e Propaganda da Uniube
    • Prêmios em Comunicação
    • Encontro das Licenciaturas da Uniube
    • Revelação On Line
    • Arquivo Público de Uberaba
    • Uberaba em fotografias
    • Revista Destaque In
    • Overmundo
    • Comunicação e Cultura Política

    Prêmios

    • (2009) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Áreas Emergentes / Fotonovela (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2008) 1º Lugar no 15º prêmio Expocom - Categoria Áreas Emergentes / Digital (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2008) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Áreas Emergentes / Digital (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Produção Editorial e Cultural / Caricatura (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Jornalismo / Vídeo-reportagem (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 2º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Cinema e Vídeo / Vídeo-minuto (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 2º Lugar no 14º Prêmio Expocom - Categoria: Produção Editorial e Cultural / Charge (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Produção Editorial e Cultural / Caricatura (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Produção Editorial e Cultural / Charge (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Jornalismo / Vídeo-reportagem (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2007) 1º Lugar no prêmio Expocom Sudeste - Categoria Cinema e Vídeo / Vídeo-minuto (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2006) Mención de Honor - Comunicación y Cidadania / Cine y Video (Docente guia), Expocomsur.
    • (2006) 3º Lugar no 13º Prêmio Expocom - modalidade Cinema e Vídeo / categoria Desenho Animado (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2006) Menção Honrosa no 13º Prêmio Expocom - modalidade Jornalismo / categoria Revista Digital (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2005) 2º lugar no 12º Prêmio Expocom - Categoria Cinema e Vídeo / Vídeo-Minuto (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdiciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2005) Menção Honrosa no 12º Prêmio Expocom - mod. Humor Gráfico / cat. História em Quadrinhos (Prof. Orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2005) 1º lugar no 12º Prêmio Expocom - categoria Comunicação e Cidadania / Cinema e Vídeo (Prof. orientador), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2004) 1º Lugar no Prêmio Escritor Universitário "Alceu Amoroso Lima (Tristão de Ataíde)", Academia Brasileira de Letras (ABL) e Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).
    • (2004) 3º lugar na categoria Crônica no Concurso Literário de Poesias e Crônicas, Faculdade Maria Augusta (FMA) e Fundação Cultural de Jacarehy (SP).
    • (2003) Prêmio Set Universitário - Categoria Crônica, Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
    • (2003) Prêmio Set Universitário - Categoria Artigo, Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
    • (2003) 3º Lugar no 10º Prêmio Expocom - Categoria Humor Gráfico / História em Quadrinhos, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
    • (2002) Prêmio Set Universitário - Categoria Crônica, Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
    • (2002) Prêmio Set Universitário - Categoria Artigo, Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
    • (2002) Menção Especial no 9º Prêmio Expocom - Categoria Estímulo à Cidadania / Jornalismo, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
  • Search






    • Home
    • Posts RSS
    • Comments RSS
    • Edit

    © Copyright Reflexões sobre o ensino de Comunicação Social. All rights reserved.
    Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
    brought to you by Smashing Magazine

    Back to Top